terça-feira, 11 de março de 2008

Playmobil o surgimento, voce sabia ?


Playmobil é uma linha de brinquedos produzidos pelo grupo Brandstätter (geobra Brandstätter GmbH & Co KG), sediado em Zirndorf, na Alemanha.
A empresa alemã foi fundada em 1876, por Andreas Brandstätter em Fürth, Baviera e produzia cadeados. Em 1921, produzia principalmente brinquedos metálicos como porquinhos medalheiros, telefones e caixas registradoras. Em 1954, a produção mudou para artigos plásticos. A linha de produtos Playmobil foi introduzida em 1970 e começou a ser vendida mundialmente em 1975.
Atualmente o Playmobil é fabricado em diversos países além da Alemanha, entre eles Inglaterra, Chipre, Malta, Espanha, Japão, Estados Unidos da América e Argentina.


Consiste de pequenos bonecos, de três polegadas ou 7,5 cm de altura, com mãos em forma de U, que movem os braços e as pernas (as duas em conjunto), cabelo destacável da cabeça e um sorriso no rosto.
Há duas versões para as mãos: nos antigos elas são fixas e da cor do corpo (exceto em alguns modelos especiais); nos modelos atuais é possível rotacioná-las e são da cor do rosto.
Quanto ao rosto, nos modelos antigos, olhos e boca são feitos através de pinturas feitas sobre marcações em baixo relevo; nos modelos atuais, a boca e os olhos são injetados no plástico, ficando, por dentro da cabeça uma marca do processo.
Os kits possuem diversos temas, como polícia, naves espaciais, Forte Apache, Velho Oeste e barcos; em cada um, os bonecos têm acessórios correspondentes ao tema: pistolas, espingardas, copos, etc.


Hans Beck, ex-chefe de Desenvolvimento da Playmobil em Geobra, é geralmente reconhecido como o "Pai da Playmobil". Mesmo antes do primeiro brinquedo Playmobil ser introduzido na feira internacional de brinquedos de Nürnberg, em 1974, ele tinha passado três anos desenvolvendo o produto.
A ideia do sistema Playmobil foi desenvolvida após a crise do petróleo de 1973, quando foi necessária uma solução radical para os problemas causados pela alta dos preços dos barris de petróleo. Como na década de 60, a empresa tinha produzido brinquedos de grandes dimensões, que necessitavam de muito material plástico, a alternativa foi criar uma linha de produtos menores, em forma de veículos, que necessitavam de menos matéria-prima. Estes veículos seriam acompanhados por várias figuras básicas de acção, desenhadas apenas para serem complementos dos veículos. Mas Hans Beck acabou por se concentrar nas figuras.
A cabeça das figuras foi desenvolvida com base em desenhos de crianças, nos quais muitas vezes, a cabeça possui grandes dimensões e o nariz é muitas vezes omitido. Tais observações influenciaram o design do original Playmobil de 1974.

Nos anos 70 e 80 o brinquedo foi fabricado no Brasil pela empresa Trol. Após a falência desta, passou a ser fabricado pela Estrela, nos anos 90. Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina, onde são produzidos pela Antex sob licença da Geobra. Existe atualmente, a possibilidade de que o brinquedo volte a ser fabricado no Brasil.


A produção nArgentina, é extremamente fragil e quebra com facilidade. A importação por parte da Calesita não deu certo e , esta empresa parou de importar.


Temos a noticia que sera relançado na Abrinq, e importado para o Brasil pela Hasbro.

Nenhum comentário: