sexta-feira, 28 de março de 2008

Carro Nacional, Paixão Nacional

O Brasileiro colecionador tem uma gana por carros nacionais que é incrivel, eu não entendo porque os fabricantes de replicas, não fazem de carros brasileiros, bem isso não é de hoje.
Desde as decadas anteriores, eles aparecem mas são minimos.
Na decada de 70/80 a Estrela , lançou uma Jamanta (chamada Botões Eletronicos), que para a alegria do colecionador, tinha em sua carreta raridades, como um Passat laranja, um Maverick verde, um Chevette branco e um Puma amarelo. O curioso é que os carros foram produzidos em plastico rigido, ocos por dentro, com eixo simples e giram as rodinhas. A escala aproximada dos carros é 1/32, o que faz com que muitos tentem transforma-los em carrinhos de autorama.
Hoje sei de uma raridade destas, na caixa original, e zeradinha, na Playtoy (http://www.playtoy.com.br/loja/advanced_search_result.php?keywords=jamanta&osCsid=0cba9a3249c4642b82dc73feaaaab762).
Alias, na época, ainda foram lançados na serie Bate e Volta, os carros Fusca (Policia, Bombeiro, Sedan, Camping, e imagine voce Ambulancia, coitado do paciente, ser socorrido num Fusca, acho que morre de desgosto) estes eram a pilha, e são verdadeiras raridades. Em meados de 1980, a Estrela produziu, outras perolas, como o Corcel II e o Monza, na pele de Aquamovel, que eram a pilha, mas se movimentavam com agua, coisa de louco , para a época.
mas para os amantes de carros nacionais, até hoje, são peças que não podem faltar na coleção, mesmo porque, apesar de serem sem escala, eles se aproximam muito bem de 1/16, o que caberia, em quem coleciona 1/18.
O Corcel II Policia Rodoviaria, amarelo e lindo, tambem apareceu um na Playtoy.
www.playtoy.com.br
Esse pessoal da Playtoy, batalha e consegue cada raridade.
Abraços a todos.

Nenhum comentário: