sábado, 1 de março de 2008

Autorama, O Início.


Por 28 anos tenho me dedicado a este hobby maravilhoso o autorama. Aos 12 anos de idade tive meu primeiro contato com o autorama, fabricado pela Estrela. Nesta brincadeira, coloca-se o carrinho na pista, encaixando sua guia em uma das fendas (pistas) e sua velocidade é controlada através do acelerador.

O tempo foi passando e o autorama foi se sofisticando. Existem lojas com pistas enormes de madeira, entre 30 e 50 metros de extensão, normalmente com capacidade para 8 carrinhos. É comum a utilização de um computador para a contagem do número de voltas e para registrar os tempos das voltas mais rápidas na pista.

Existem duas escalas (tamanhos dos carrinhos) que são utilizadas: 1/32 (32 vezes menor do que um carro de verdade) que é a escala utilizada pela Estrela e também pela categoria Parma. A outra escala é 1/24 (24 vezes menor do que um carro de verdade), que é a escala mais utilizada. Muitas lojas utilizam a escala 1/24 para a categoria Parma.

O custo e a manutenção destes pequenos bólidos depende da categoria. Motores mais fracos duram mais e custam menos. Pode-se iniciar neste hobby gastando de 200 a 350 Reais.
As categorias são definidas de acordo com a potência dos motores. Em ordem, da categoria mais fraca para a mais forte: 16D, S16D, Grupo 0, Grupo 12, Grupo 20, Grupo 27 e Grupo 7. O Grupo 20 foi praticamente abandonado.

Compre sua pista de autorama, prepare seu carrinho, acelerador e vamos a corrida.

A categoria mais elevada do autorama é chamada de Grupo 7 (Força Livre ou Open), capaz de percorrer os 47 metros de uma pista Blue King (nome do traçado) em 1,5 segundos. O reflexo exigido chega a ser absurdo. Poucos esportes aguçam tanto o reflexo desta maneira.


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